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SAEB
O Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado nesta sexta-feira, 5 de maio, lança luz sobre diversos cenários e a Educação é, inerentemente, um deles. Se, no Brasil, a língua é início, meio e fim, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é espelho e reflexo do desempenho escolar dos alunos. Mas, afinal, o que o Saeb traz de evidência nesses últimos anos? Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a avaliação mostra que há desafios a serem superados.
No 2º ano do ensino fundamental, a proficiência média em língua portuguesa caiu 24,1 pontos (de 750 para 725,9), no período entre 2019 e 2021 (as últimas edições do Saeb foram realizadas nesses anos). Quando se trata do 5º ano do fundamental, a queda é menos acentuada: de 7 pontos (de 215 para 208), no mesmo intervalo de tempo. No 9º ano do ensino fundamental, a queda na proficiência média no idioma foi de 2 pontos (de 260 para 258), entre essas duas últimas edições do Saeb.
Na linha do tempo da década 2010 - 2021, observa-se uma tendência de alta dos níveis de proficiência no 5º e no 9º ano, que se manteve durante um período considerável (até 2019) e, recentemente, descendeu. Ao longo da mesma década, os estudantes do ensino médio oscilaram mais, em comparação às outras etapas avaliadas. Entre altas e baixas, os resultados mais recentes mostram que a média de proficiência na língua também diminuiu no período de 2019 a 2021, assim como ocorreu com os alunos de 2º, 5º e 9º anos. No caso do ensino médio, a queda foi de 3 pontos (de 278 para 275).
Alfabetização – A meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece, como objetivo, a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental. Nesse contexto, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) convidaram 341 professoras alfabetizadoras a participar da pesquisa Alfabetiza Brasil, que deve dar suporte a políticas do MEC para combater o analfabetismo escolar.
Entre 15 e 23 de abril, o Instituto e o Ministério consultaram professoras das cinco regiões do país (representantes das 27 unidades da Federação) para coletar informações sobre o conjunto de competências que caracterizam o aluno alfabetizado. Os resultados serão analisados, junto a outras evidências (como parâmetros psicométricos, matriz e escala da avaliação), em um painel de especialistas. A partir disso, o Inep indicará, então, a linha de corte nacional para a alfabetização na idade certa. A nota será utilizada, no Saeb, para estipular, objetivamente, o percentual de estudantes alfabetizados até o 2º ano do ensino fundamental.
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Assessoria de Comunicação Social do Inep