Notícias
Notícias Saeb
Começa a aplicação do Saeb/99
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, deu início, esta manhã, à aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb/99. O exame será aplicado, de hoje, 25, até o dia 29 de outubro em todo o país, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação.
Esta é a quinta edição do Saeb, aplicado de dois em dois anos para medir o desempenho dos sistemas de ensino. Trata-se de uma avaliação em larga escala, realizada com alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.
Participam do Saeb/99, 360.451 alunos das escolas públicas e privadas, sendo 133.143 da 4ª série e 114.516 de 8ª série do ensino fundamental e 112.792 alunos da 3ª série do ensino médio. Estes alunos representam 7.011 escolas.
Além da avaliação, o Saeb coleta dados sobre o perfil dos alunos, de 44.251 professores e 6.800 diretores de escolas. A seleção das escolas e alunos participantes é feita por amostragem. O plano amostral é construído com base em critérios que garantem a participação representativa das 27 unidades da federação.
O Saeb/99 é maior que os anteriores. Este ano, o número de alunos será 115,6% superior ao Saeb/97, quando 167.196 participaram da avaliação. O Saeb/99 passa a avaliar também as disciplinas de geografia e história, não incluídas nas outras edições.
Segundo a presidente do Inep, Maria Helena Guimarães de Castro, "o Saeb fornece um diagnóstico fiel da educação básica em todo o país, oferecendo informações técnicas e gerenciais que permitem monitorar a qualidade, a eqüidade e a efetividade dos sistemas de ensino. Seus resultados permitem, ainda, formular ações voltadas para a melhoria dos indicadores educacionais".
As provas - Os alunos da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental responderão provas de ciências, geografia, história, matemática e português. Os alunos da 3ª série do ensino médio farão provas de biologia, física, geografia, história, matemática, português e química.
Avaliação do desempenho - A avaliação do desempenho dos alunos é medida em termos da aprendizagem de conteúdos e do desenvolvimento de competências e habilidades que demonstram possuir.
Este desempenho, em cada uma das disciplinas avaliadas, é apresentado em escalas de proficiência, que variam de 0 a 500 pontos. A média de proficiência obtida pelos alunos de cada uma das três séries avaliadas indica, portanto, o lugar que ocupam na escala.
"Os testes captam o que o aluno sabe e é capaz de fazer. O desempenho desejável é estabelecido nas diversas propostas curriculares existentes no País", observa Maria Helena.
"O Saeb, portanto, faz uma correspondência direta entre os níveis de proficiência e o desempenho desejável para alunos de uma determinada série ou ciclo de ensino", acrescenta.
Segundo a coordenadora do Saeb, Maria Inês Pestana, "a descrição dos níveis de proficiência nas escalas não é uma formulação teórica em termos do que os alunos devem saber, mas, sim, do que eles demonstram efetivamente saber e são capazes de fazer nos testes aplicados".
Resultados - Os resultados do Saeb/99 deverão ficar prontos somente no ano que vem. Serão divulgadas as médias de proficiência para o Brasil, regiões e unidades federadas, segundo as redes de ensino avaliadas, características da escola e dos professores e, também, em associação ao perfil dos alunos, como sexo, idade, nível de renda e escolaridade dos pais.
Saeb identifica os fatores que influenciam o aprendizado dos alunos
Com base nas edições anteriores do Saeb, é possível identificar os fatores que influenciam o aprendizado dos alunos e os principais problemas do sistema educacional brasileiro.
"Este conhecimento pode facilitar a ação mais efetiva de todos aqueles que trabalham com educação no desenvolvimento de políticas de melhoria da qualidade do ensino", diz a presidente do Inep.
Os principais fatores, que de acordo com o Saeb, influenciam o desempenho escolar, são:
- idade do aluno: o desempenho dos alunos com idade acima da recomendada para a sua série tende a ser inferior ao daqueles que estão na idade correta. A partir dessa evidência, é possível constatar que a reprovação, ao invés de significar uma nova oportunidade de aprendizagem para o aluno acaba tornando-se um obstáculo ao seu desenvolvimento;
- grau de escolarização dos pais: nota-se uma tendência de crescimento das médias de proficiência dos alunos à medida que se eleva o grau de escolarização do pai e da mãe, o que mostra a influência de fatores sócioeconomicos na aprendizagem;
- descompasso entre currículo proposto e o efetivamente ensinado: os resultados obtidos indicam que poucos alunos apresentam um desempenho próximo do que seria o desejável em relação à proposta curricular;
- formação dos professores: os alunos de professores com nível superior completo obtêm desempenho superior àqueles cujos professores ainda não fizeram um curso de graduação;
- características da escola: as condições de funcionamento das escolas também repercutem diretamente na aprendizagem dos alunos. Ou seja, os alunos que estudam em escolas bem conservadas, equipadas com biblioteca, laboratórios de ciências, de informática e que possuem os melhores recursos didáticos alcançam maior rendimento.
O Saeb/99 em números
Período de realização
25 a 29 de outubro
Abrangência
-
27 Unidades da Federação
-
2.145 municípios
-
360.451 alunos no total, sendo:
133.143 de 4ª série do Ensino Fundamental
114.516 de 8ª série do Ensino Fundamental
12.792 de 3ª série do Ensino Médio -
11.636 turmas, sendo:
5.046 de 4ª série do Ensino Fundamental
3.493 de 8ª série do Ensino Fundamental
3.097 de 3ª série do Ensino Médio -
44.251 professores
-
6.800 diretores
-
7.011 escolas
Disciplinas avaliadas
-
na 4a e na 8a série do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia
-
na 3a série do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia
Equipes
-
6 técnicos do MEC e do INEP
-
7 coordenadores e 27 Supervisores de Operação do consórcio Fundação Carlos Chagas e Fundação Cesgranrio, contratados para cuidar da elaboração e correção das provas e da operacionalização do Saeb
-
27 coordenadores Estaduais das Secretarias Estaduais de Educação
-
130 supervisores de Campo
-
4.000 aplicadores