Notícias
REVALIDA
Último dia para recurso sobre nota do Revalida 2022/1
Os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta segunda-feira, 29 de agosto, para interpor recurso relativo ao resultado preliminar da segunda etapa do exame. Como o Revalida não possui um caráter classificatório, apenas os reprovados preliminarmente poderão solicitar uma nova análise das pontuações. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pelo sistema do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os pareceres sobre esses recursos e o resultado final da segunda etapa no dia 29 de setembro.
Foram disponibilizadas as filmagens da prova de cada participante, visando, exclusivamente, à interposição de recursos. Entretanto, o “download” dos vídeos e a sua divulgação são proibidos, ainda que para uso próprio e sem fins lucrativos, sob pena de eliminação. Tendo as imagens como referência, os participantes podem apresentar questionamentos relacionados às pontuações atribuídas a cada quesito avaliado, em conformidade com as versões finais do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP). A pertinência de cada procedimento esperado não será objeto de análise, tendo em vista que já teve sua fase de recursos concluída.
PEP – Para cada uma das estações da prova de habilidade clínicas, foi estruturado um Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), espécie de gabarito do exame. Esse padrão expressa o conjunto de procedimentos a serem realizados pelos participantes, que são avaliados por meio de instrumentos específicos para cada estação. Essa avaliação ocorre por meio de vídeos e da correção dos procedimentos executados para, então, calcular-se a pontuação obtida. As notas preliminares e o PEP definitivo — juntamente com os pareceres dos recursos interpostos sobre o PEP preliminar — foram disponibilizados pelo Inep no dia 24 de agosto.
Habilidades clínicas – Aplicada nos dias 25 e 26 de junho, a segunda etapa do Revalida 2022/1 contou com um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizaram tarefas específicas das áreas determinadas. Isso poderia incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos e aconselhamento a pacientes ou familiares.
Exame – O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.
Acesse o edital da 2ª etapa do Revalida 2022/1
Assessoria de Comunicação Social do Inep