Notícias
REVALIDA
Último dia para pagar taxa de inscrição da 2ª etapa
Esta terça-feira, 23 de maio, é o último dia para pagar a taxa de inscrição da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1. O boleto, no valor de R$ 4.106,09, deve ser gerado pelo Sistema Revalida e pago respeitando os horários de compensação bancária. A inscrição será confirmada mediante o pagamento, que pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica, obedecendo aos critérios estabelecidos.
O participante aprovado na segunda etapa estará apto a prosseguir com o apostilamento da revalidação do diploma de medicina junto a uma das universidades parceiras do exame. Após a divulgação do resultado final, a relação das instituições será disponibilizada no Sistema Revalida. Caso o aprovado na primeira etapa do Revalida 2023/1 reprove na segunda, ele poderá se reinscrever diretamente na prova de habilidades clínicas pelas próximas duas edições do exame.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas de habilidades clínicas nos dias 24 e 25 de junho. O exame é estruturado em um conjunto de 10 estações, em que o participante deverá realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas:
- Clínica médica;
- Cirurgia geral;
- Pediatria;
- Ginecologia e obstetrícia;
- Medicina da família e comunidade – saúde coletiva.
Serão percorridas cinco estações no primeiro dia de provas e outras cinco no segundo dia. A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional, além dos objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida. Cada estação da prova de habilidades clínicas será pontuada de zero a 10, implicando nota máxima de 100 pontos para o conjunto das dez estações.
Revalida – Composto por duas etapas (teórica e prática), o Revalida aborda, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.
O exame busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida
Assessoria de Comunicação Social do Inep