Notícias
REVALIDA
Último dia para indicar universidade revalidadora
Nesta sexta-feira, 25 de março, termina o prazo para os participantes aprovados na segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 indicarem a universidade que revalidará seus diplomas. Ao todo, são 41 instituições parceiras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A indicação deve ser realizada pelo Sistema Revalida até as 23h59 (horário de Brasília).
A lista com as universidades que assinaram o termo de adesão ao Revalida está disponível no portal do Instituto e no sistema do exame. Cabe às instituições parceiras proceder com os atos de revalidação de diplomas no prazo máximo definido para o trâmite simplificado de processos de revalidação, conforme legislação vigente.
As universidades parceiras têm o compromisso de reconhecer os resultados de aprovação nas duas etapas do Revalida como demonstrativos de competências teóricas e práticas compatíveis com as exigências de formação correspondentes aos diplomas de medicina expedidos por universidades brasileiras.
Após o encerramento do prazo para indicar a universidade revalidadora do diploma, o participante deve agendar, junto à instituição escolhida, a entrega da documentação exigida, conforme instruções internas da universidade. Nessa fase, é obrigatória a apresentação da via original do diploma de graduação em medicina, expedida por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente. O diploma deve estar autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.
Resultado — O Inep divulgou o resultado final da segunda etapa do Revalida 2021 na última segunda-feira, 21 de março. Ao todo, 3.840 médicos foram aprovados nas provas de habilidades clínicas, o que representa 57,3% do total de participantes dessa etapa (6.696).
Revalida — Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Confira a lista de universidades parceiras
Acesse o edital da 2ª etapa do Revalida 2021
Veja a retificação do Edital nº 72/2021, que trata do cronograma e da nota de corte da 2ª etapa do Revalida 2021