Notícias
REVALIDA
Último dia de inscrição para a 2ª etapa do Revalida
Os interessados em fazer a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 podem se inscrever até as 23h59 desta terça-feira, 17 maio, por meio do Sistema Revalida. Vale lembrar que o exame tem limite de vagas disponibilizadas em cada uma das cidades de prova. A avaliação de habilidades clínicas será aplicada nos dias 25 e 26 de junho.
Taxa de inscrição – Os inscritos podem efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 4.106,09, até o dia 20 de maio. O procedimento deve ser realizado, exclusivamente, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) e poderá ser efetuado em qualquer agência bancária ou casa lotérica, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes, respeitando os horários de compensação bancária. A inscrição somente será confirmada mediante confirmação do pagamento da taxa.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não aceitará pagamento de inscrição por meio de depósito em caixa eletrônico, cartão de crédito, via postal, fac-símile (fax), PIX, transferência ou depósito em conta corrente, DOC, TED, ordem de pagamento ou por qualquer outra via que não esteja especificada no edital do exame.
Atendimento especializado – O participante que precisa de atendimento especializado deve solicitá-lo no momento da inscrição, informando as condições que motivam a sua solicitação, como deficiência auditiva, surdez, surdocegueira, lactante ou sabatista.
Quem solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira deverá indicar o uso do aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição, para que o uso desses aparelhos seja autorizado no ambiente de prova. Os recursos não serão vistoriados pela equipe de aplicação.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.