Notícias
REVALIDA
Segunda edição do Revalida em 2022 é finalizada
Mais 1.883 médicos formados no exterior finalizaram a participação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concluiu a segunda edição de 2022 do exame com a aplicação da prova de habilidades clínicas neste sábado e domingo, 3 e 4 de dezembro. Nos dois dias, a realização ocorreu dentro da normalidade e sem atrasos em todas as 11 coordenações de prova, distribuídas em 10 cidades brasileiras.
Para a segunda etapa do Revalida 2022/2, o Inep registrou 1.960 inscrições de participantes de 28 nacionalidades, dos quais 77 não compareceram para fazer a prova em nenhum dia de aplicação. A avaliação foi feita em 335 consultórios médicos simultaneamente e monitorada por mais de mil câmeras. Os médicos formados no exterior realizaram tarefas específicas, que envolvem situações-problema e apresentação de casos das cinco grandes áreas da medicina: clínica médica; cirurgia geral; pediatria; ginecologia e obstetrícia; e medicina da família e comunidade – saúde coletiva.
A equipe de aplicação, composta por 3.503 profissionais, foi monitorada por servidores do Inep em cada local de prova. Nesta edição, o Revalida foi realizado nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luís (MA) e Uberlândia (MG). A Equipe de Tratamento a Incidentes e Respostas (Etir) atuou em regime de plantão na sede do Instituto em Brasília/DF.
Resultados — As versões preliminares do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), espécie de gabarito, serão divulgadas na próxima quinta-feira, 8 de dezembro. Já o PEP definitivo será publicado em 1º de fevereiro de 2023, juntamente com o resultado preliminar do exame. O Inep divulgará os resultados finais no dia 9 de março.
Revalida – O exame busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina. O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Acesse o edital da 2ª etapa do Revalida 2022/2
Assessoria de Comunicação Social do Inep