Notícias
REVALIDA
Revalida 2024/2: Saiba como é definida a nota de corte
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica, neste fim de semana, 14 e 15 de dezembro, a prova de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2. Para serem aprovados, os participantes precisam obter, no mínimo, 66,148 pontos de 100.
A Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM) é a responsável por elaborar e validar pedagogicamente a prova de habilidades clínicas. Feito isso, a nota de corte é estabelecida pela Comissão de Avaliação de Itens (CAI), por meio do método Angoff modificado. A metodologia é usada para estimar, em múltiplas rodadas de avaliação, a nota de cada estação de prova, tendo como parâmetro o perfil de um médico recém-graduado no Brasil.
Após a estimativa da CAI, os itens cujas notas apresentam grandes discrepâncias entre os diferentes integrantes da comissão são debatidos e reavaliados, gerando a estimativa final. É a média dessa estimativa final de todos os referidos integrantes que determina a nota de corte de cada estação. Tais notas, somadas, resultam na nota de corte da prova.
- No Revalida, são observados os preceitos de formação adequada, com referência nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mudanças – O Inep implementou, desde a edição 2023/2, aprimoramentos. Entre as medidas, houve uma moderação relativa à anamnese detalhada em algumas estações de prova e maior foco em procedimentos essenciais em outras.
Habilidades clínicas – A prova prática é estruturada em um conjunto de dez estações, percorridas ao longo dos dois dias de exame. Os participantes realizam tarefas específicas, que podem incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.
PEP – Para cada uma das dez estações de prova, é estruturado um Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), similar a um gabarito, que expressa o conjunto de ações a serem realizadas. A análise do desempenho dos participantes ocorre por meio da correção dos procedimentos para, então, calcular-se a pontuação individual obtida.
Revalida – O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do SUS.
As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.
Acesse o edital que traz a nota de corte
Acesse o edital da 2ª etapa do Revalida 2024/2
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida