Notícias
REVALIDA
Revalida 2023/2: Confira o que levar no dia da prova
Os participantes da 2ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2 devem ficar atentos aos itens permitidos e recomendados durante o dia da prova de habilidades clínicas, que ocorre no próximo fim de semana, em 2 e 3 de dezembro.
No local de aplicação, os participantes deverão usar jaleco, preferencialmente na cor branca, e máscara de proteção. Levando em consideração a longa duração da aplicação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os participantes levem sua própria alimentação (lanche e garrafa de água), bem como medicamentos pessoais, em embalagem transparente, sem rótulo e em quantidade suficiente para a permanência no local do exame.
Documentos – Para realizar a prova, é obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. São considerados documentos válidos para identificação do participante:
- Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
- Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
- Documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
Cartão de confirmação – O documento está disponível no Sistema Revalida e apresenta horário e local de aplicação da prova. Embora não seja obrigatório, o Inep orienta que o participante leve o cartão no dia da prova.
Revalida – Realizado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca, por meio dos seus resultados, subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do curso de medicina nas normativas associadas e na legislação profissional.
O Revalida é formado por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, além de medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Confira o edital da 2ª etapa do Revalida 2023/2
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida
Assessoria de Comunicação Social do Inep