Notícias
REVALIDA
Resultado final da primeira etapa disponível
Os resultados das análises dos recursos interpostos contra o resultado provisório da prova escrita discursiva, com as razões individualizadas de deferimento ou indeferimento deliberadas pela banca corretora do Exame, estarão disponíveis a partir de segunda-feira, 8 de março, no Sistema Revalida.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lembra que somente os aprovados na primeira etapa podem participar da segunda. Uma novidade desta edição é que, se o médico formado no exterior reprovar na segunda etapa, ele poderá se reinscrever diretamente nessa fase, nas duas edições consecutivas. Anteriormente, era necessário realizar todo o processo desde o início. Cronograma, diretrizes e procedimentos da segunda etapa serão publicados, em breve, em edital próprio.
A prova do Revalida tem o objetivo de avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários dos médicos com diploma expedidos no exterior para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
As referências do Revalida são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional, conforme previsão da Matriz de Referência do Revalida, publicada pela Portaria Inep nº 540/2020.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o exame busca auxiliar a regularização, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O Revalida verifica a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridos aos profissionais, em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no país. A revalidação do diploma é responsabilidade das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Acesse os resultados no Sistema Revalida
Assessoria de Comunicação Social do Inep