Notícias
REVALIDA
Recursos da prova discursiva vão até esta segunda (19)
Esta segunda-feira, 19 de setembro, é o último dia para interpor recurso sobre o resultado provisório da prova discursiva do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2. Os participantes têm até as 23h59 (horário de Brasília) para solicitar uma nova análise, por meio do Sistema Revalida.
Os recursos deverão conter somente questionamentos sobre os escores atribuídos a cada quesito avaliado, em conformidade com a versão definitiva do padrão de resposta (a pertinência desse padrão não será objeto de análise). Vale pontuar que o participante não poderá se identificar em quaisquer dos espaços destinados à argumentação, o que pode acarretar indeferimento automático. Cabe ressaltar, ainda, que a disponibilização dos cadernos de respostas digitalizados visa, exclusivamente, à interposição de recursos. Nesse sentido, o download e a divulgação do material para outros fins são proibidos.
Aplicação – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou a etapa teórica do Revalida 2022/2 no dia 7 de agosto, em oito cidades brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Ao todo, 7.682 pessoas se inscreveram. O resultado final será divulgado em 7 de outubro. Os aprovados estarão aptos a se inscrever na segunda etapa, entre 10 e 14 de outubro. A aplicação será nos dias 3 e 4 de dezembro.
Exame – O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.
O objetivo do exame é avaliar as habilidades, competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
Acesse o Edital da 1ª etapa do Revalida 2022/2
Assessoria de Comunicação Social do Inep