Notícias
REVALIDA
Recurso ao gabarito da prova prática vai até sábado (17)
Participantes têm até as 23h59 deste sábado, 17 de julho, para interpor recurso referente à versão preliminar do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020. O PEP está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os interessados podem interpor recursos, se for pertinente, por meio do Sistema Revalida.
Esta é a primeira de duas fases recursais da prova de habilidades clínicas do Revalida 2020, cuja aplicação ocorreu nos dias 10 e 11 de julho. Desse modo, os recursos interpostos frente ao PEP deverão conter somente questionamentos relacionados à pertinência dos procedimentos definidos como esperados durante a execução das provas. O desempenho individual do participante não será objeto de análise nesta fase recursal.
Vale destacar que não serão aceitos recursos apresentados fora do Sistema Revalida, tais como os remetidos por via postal, fax, correio eletrônico e/ou fora do período definido. Na interposição do recurso, o participante não poderá se identificar em quaisquer dos espaços de texto destinados à argumentação.
Os resultados dos recursos referentes ao PEP serão divulgados pelo Inep na próxima sexta-feira, 23 de julho, acompanhados das razões de deferimento ou indeferimento apresentadas pelas Bancas de Especialistas do Exame, em parecer único e não individualizado. Após as revisões, eventuais casos de anulação ou alteração de itens serão aplicados para a correção das provas de todos os participantes, inclusive dos que não tenham interposto recurso. A divulgação do resultado preliminar da prova de habilidades clínicas ocorrerá em 16 de agosto. Já o resultado final da segunda
etapa do Revalida 2020 será publicado em 13 de setembro.
Padrão Esperado de Procedimentos — Para cada uma das dez estações da prova de habilidade clínicas, foi estruturado um PEP, espécie de gabarito do exame. Esse padrão expressa o conjunto de procedimentos a serem realizados pelos participantes, que são avaliados por meio do instrumento de avaliação específico para cada estação de prova. Essa avaliação ocorre por meio da visualização de vídeos e da correção dos procedimentos executados para o cálculo da pontuação obtida durante o exame.
Estrutura do exame – A segunda etapa do Revalida 2020 foi estruturada em um conjunto de dez estações, percorridas ao longo dos dois dias de provas, nas quais os participantes realizaram tarefas específicas das áreas determinadas. Elas poderiam incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros.
Etapas – O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Para participar da segunda etapa, é necessário ter sido aprovado na primeira, cuja aplicação contemplou as provas objetiva e discursiva.
Aprovação – O participante aprovado na segunda etapa estará apto a prosseguir com o processo de revalidação do diploma junto a uma das universidades parceiras. Até a publicação desta matéria, 31 instituições já firmaram o termo de adesão ao exame. A lista das instituições pode ser acessada no portal do Inep.
A relação atualizada das universidades também será disponibilizada no Sistema Revalida, após a divulgação dos resultados finais, para que o participante indique a instituição em que deseja proceder com o apostilamento da revalidação do título. Vale ressaltar que a lista passará por atualização, conforme as assinaturas dos termos de adesão. Nesse sentido, cabe ao participante aprovado conferir a relação após a publicação dos resultados finais da segunda etapa, no sistema do exame e no portal do Inep.
Reprovação – Caso o participante reprove na segunda etapa, ele poderá se reinscrever diretamente nessa etapa pelas duas próximas edições do exame. A diretriz é uma novidade do Revalida 2020. Anteriormente, era necessário realizar todo o processo desde o início.
Perguntas Frequentes – O Inep conta com uma página, em seu portal oficial, voltada às perguntas frequentes sobre o Revalida. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos a respeito do exame.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Acesse a versão preliminar do Padrão Esperado de Procedimentos
Acesse o Edital da 2ª etapa do Revalida 2020
Veja o edital de retificação com o cronograma da 2ª etapa do Revalida 2020
Confira a lista de universidades que assinaram termo de adesão ao Revalida