Notícias
REVALIDA
Publicado resultado do recurso para análise do diploma
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira, 30 de junho, o resultado dos recursos das análises dos diplomas dos participantes da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021. Também estão disponíveis os pedidos de revisão para atendimento especializado e tratamento pelo nome social. As informações podem ser conferidas pelo Sistema Revalida.
A aprovação da análise do diploma é fundamental para o inscrito participar da primeira etapa do Revalida 2021, tendo em vista que possuir diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecido no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente, é um dos requisitos para fazer o exame.
A primeira etapa do Revalida 2021 verifica as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para os médicos formados no exterior exercerem a profissão no Brasil, de acordo com os princípios e as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina no Brasil.
Essa etapa é formada por duas provas eliminatórias, sendo uma objetiva e outra discursiva. O Inep aplicará as duas provas no dia 5 de setembro, em turnos diferentes, em oito cidades brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. É composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
As referências do Revalida são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O ato de apostilamento da revalidação do diploma é uma atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Acesse o edital da 1ª etapa do Revalida 2021
Assessoria de Comunicação Social do Inep