Notícias
REVALIDA
Publicada nota de corte da 1ª etapa da edição 2023/2
Para serem aprovados na primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2, os participantes precisam tirar, no mínimo, 101,173 pontos de 150. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou a nota de corte do exame nesta quinta-feira, 6 de julho, no Diário Oficial da União (DOU).
O Inep aplicará as provas no dia 6 de agosto, em nove cidades brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
As provas da primeira etapa do Revalida 2023/2 são compostas por itens elaborados em oficina recente realizada pelo Inep, após novo ciclo de capacitação dos elaboradores, caracterizando-se com questões de linguagem mais direta e entendimento simplificado.
Por esse motivo, o conjunto de itens que estarão na prova tem maior expectativa de acerto que os das edições anteriores e, conforme metodologia adotada pelo Inep, acarretam nota de corte que representa 67,45% do total de pontos possíveis na prova (150 pontos).
Confira o cronograma do Revalida 2023/2 (1ª etapa):
- Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: 25 de julho
- Aplicação: 6 de agosto
- Divulgação do gabarito e do padrão de resposta (versões definitivas): 8 de setembro
- Resultado final da 1ª etapa: 2 de outubro
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) e tem como referência os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de ser aplicado pelo Inep, o ato de apostilamento da revalidação do diploma é uma atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Assessoria de Comunicação Social do Inep