Notícias
REVALIDA
Prazo para recurso sobre PEP preliminar termina nesta quinta (6)
Termina, às 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 6 de julho, o prazo para interpor recurso sobre a versão preliminar do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1. Os interessados devem realizar os procedimentos diretamente no Sistema Revalida.
A solicitação deve apresentar questionamentos relacionados unicamente ao Padrão Esperado de Procedimentos. Nesse contexto, o desempenho individual não será objeto de análise. As devolutivas sobre os recursos interpostos serão disponibilizadas em 24 de agosto, mesma data de divulgação do PEP definitivo e do resultado preliminar desta etapa do exame.
- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou as provas nos dias 24 e 25 de junho. Dos 1.914 inscritos, 99% compareceram.
Mudanças recentes – Esta edição traz um aprimoramento em relação às anteriores. O PEP conta com um material complementar denominado "Síntese da Estação”. Trata-se de um conjunto de descrições para que os participantes compreendam, com mais detalhes, o que era esperado deles em termos de procedimentos.
Outro aperfeiçoamento recente, implementado desde o Revalida 2022/2, diz respeito à possibilidade de o número de exames, prescrições ou procedimentos serem limitados, conforme o caso clínico de uma estação. Entre outros aspectos, a medida visa garantir que os participantes demonstrem, criteriosamente, no que se refere aos recursos disponíveis em uma unidade de atendimento específica, o domínio das boas práticas da profissão médica, com foco na eficiência e na priorização da integridade do paciente.
Habilidades clínicas – A prova é estruturada em um conjunto de dez estações, que são percorridas ao longo dos dois dias de exame. Os participantes realizam tarefas específicas, que podem incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.
Padrão de procedimentos – Para cada uma das dez estações de prova, é estruturado um PEP, similar a um gabarito, que expressa o conjunto de ações a serem realizadas. A análise do desempenho dos participantes ocorre por meio da correção dos procedimentos para, então, calcular-se a pontuação individual obtida.
- As provas foram aplicadas em 10 cidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luiz (MA) e Uberlândia (MG).
Revalida – O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, composta por prova objetiva e discursiva.
Acesse a versão preliminar do PEP
Confira o edital da 2ª etapa do Revalida 2023/1
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida
Assessoria de Comunicação Social do Inep