Notícias
REVALIDA
Portões abrem 15h para 2º período do Revalida 2022/1
Liderada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas, a Equipe de Tratamento de Incidentes e Riscos (Etir) monitora a aplicação da segunda etapa do Revalida 2022/1. Crédito: Reprodução
Os portões abrem às 15h (horário de Brasília) deste sábado, 25 de junho, para o segundo período de aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1. O fechamento ocorre às 16h, horário em que começam as provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica a parte de habilidades clínicas do exame durante este fim de semana. Vale destacar que os participantes estão divididos em dois grupos com períodos de provas distintos.
É necessário se apresentar ao local de prova com a documentação de identificação oficial com foto, válida, conforme previsto em edital, portando jaleco (preferencialmente na cor branca) e utilizando máscara. O Inep recomenda que a proteção facial seja de uso profissional, no modelo N95 ou PFF2. Como a aplicação segue protocolo de prevenção à covid-19, o uso do equipamento é obrigatório durante toda a permanência no local, exceto para pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado, conforme previsto na Lei n.º 14.019 de 2 de julho de 2020.
Monitoramento – A Equipe de Tratamento de Incidentes e Riscos (Etir) — grupo que atua para gerenciar questões logísticas que possam ocorrer durante o exame — monitora a aplicação. Fazem parte da Etir o presidente do Inep, Danilo Dupas; o diretor de Avaliação da Educação Superior, Alvaro Parisi; o diretor de Gestão e Planejamento, Jôfran Lima Roseno; e o coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior, Ulysses Tavares Teixeira.
Estrutura da prova – A segunda etapa do Revalida 2022/1 está estruturada em um conjunto de dez estações, que serão percorridas ao longo dos dois dias de exame, nas quais os participantes deverão realizar tarefas específicas das áreas determinadas. Elas podem incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.
Etapas – O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Para participar da segunda etapa, é necessário ter sido aprovado na primeira, cuja aplicação contemplou as provas objetiva e discursiva.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o exame busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).