Notícias
REVALIDA
Portões abertos para a 2ª etapa do Revalida 2022/1
Os participantes da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 que realizarão as provas no primeiro período já podem acessar os locais de aplicação. Os portões de acesso foram abertos às 11h (horário de Brasília) deste sábado, 25 de junho, e serão fechados às 12h, para início da prova de habilidades clínicas.
A segunda etapa do Revalida ocorre em dois períodos, nos dois dias de aplicação. Os inscritos do segundo turno podem acessar os locais de aplicação a partir das 15h e as provas serão iniciadas às 16h. O segundo dia do exame será neste domingo, 26 de junho.
O participante deve se apresentar ao local de prova com a documentação de identificação oficial com foto, válida, conforme previsto em edital, portando jaleco (preferencialmente na cor branca) e utilizando máscara de proteção, cobrindo totalmente nariz e boca. O Inep recomenda que a máscara de proteção seja de uso profissional, no modelo N95 ou PFF2.
Como a aplicação seguirá protocolo de prevenção à covid-19, o uso de máscara é obrigatório durante toda a permanência do participante no local de prova, exceto para pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara, conforme previsto na Lei n.º 14.019 de 2 de julho de 2020.
Prova – A prova de habilidades clínicas é composta por um conjunto de dez estações, que devem ser percorridas em dois dias de prova (cinco estações por dia). O participante realizará tarefas específicas voltadas para as cinco grandes áreas do exercício profissional: clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Para serem aprovados na prova de habilidades clínicas, os participantes precisam tirar, no mínimo, 64 pontos de um total de 100 (nota máxima), conforme dispõe o Edital n.º 42/2022, referente à nota de corte do exame.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, de diplomas de graduação em medicina expedidos no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.