Notícias
REVALIDA
Portões abertos para 2º turno de provas
Os portões dos locais de aplicação da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1 foram abertos às 14h30 (horário de Brasília) deste domingo, 5 de março, para o segundo turno de provas. A partir das 15h30, os participantes realizarão a parte discursiva do exame — no período da manhã, foram respondidas as questões objetivas.
O fechamento dos portões ocorrerá às 15h15. Depois, não será permitida a entrada. A aplicação regular terminará às 19h30 — quem teve o pedido de tempo adicional aprovado poderá finalizar após esse horário. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica o exame em oito cidades, que contemplam as cinco regiões do País: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Revalida – O exame busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
Composto por duas etapas (teórica e prática), o Revalida aborda, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família, e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.
Confira o edital do exame
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida
Assessoria de Comunicação Social do Inep