Notícias
REVALIDA
Período para interpor recurso termina nesta sexta (16)
Termina, nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, o período para interpor recurso ao resultado da análise da documentação comprobatória dos inscritos na 1ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/1. A solicitação deve ser feita no Sistema Revalida.
Para o recurso, o participante deve anexar o diploma ou certificado/declaração de conclusão de curso, de acordo com os termos do edital. O resultado dos recursos será divulgado no dia 23 de fevereiro, pelo Sistema Revalida.
Aplicação – O Inep aplicará as provas, no dia 17 de março, nas seguintes unidades da Federação: Acre (AC), Bahia (BA), Distrito Federal (DF), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO) e São Paulo (SP).
Revalida – O exame subsidia o processo de revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina (DCN), nas normativas associadas e na legislação profissional.
Composto por duas etapas (teórica e prática), o Revalida aborda, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida
Confira o edital da 1ª etapa do Revalida 2024/1