Notícias
REVALIDA
Participante pode acessar local de prova do Revalida
Os participantes que realizarão a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Institui2ção de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 no primeiro turno deste domingo, 26 de junho, já podem acessar o local de prova. Os portões foram abertos às 11h (horário de Brasília) e serão fechados às 12h, horário em que começa a aplicação da prova de habilidades clínicas.
Toda a aplicação será acompanhada, em tempo real, pela Equipe de Tratamento de Incidentes e Riscos (Etir). O grupo é responsável por monitorar a aplicação, atuando no gerenciamento de questões logísticas que possam decorrer durante o exame. Fazem parte da Etir o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas; o diretor de Avaliação da Educação Superior, Alvaro Parisi; o diretor de Gestão e Planejamento, Jôfran Lima Roseno; e o coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior, Ulysses Tavares Teixeira.
A segunda etapa do Revalida é aplicada em dois dias de provas e os participantes são divididos em dois grupos. Aqueles que farão o exame no segundo turno deste domingo (26) poderão acessar os locais de prova a partir das 15h. As rodadas de aplicação desse grupo começam às 16h, após o fechamento dos portões.
Prova – A prova de habilidades clínicas é composta por um conjunto de dez estações, que devem ser percorridas em dois dias de prova (cinco estações por dia). O participante realizará tarefas específicas voltadas para as cinco grandes áreas do exercício profissional: clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Para serem aprovados na prova de habilidades clínicas, os inscritos precisam tirar, no mínimo, 64 pontos de um total de 100 (nota máxima), conforme dispõe o Edital n.º 42/2022, referente à nota de corte do exame.
A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, as habilidades e as competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional, bem como os objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida, publicada pela Portaria Inep n.º 540, de 17 de setembro de 2020, conforme previsto no edital do exame.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, de diplomas de graduação em medicina expedidos no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Acesse o edital da 2ª etapa do Revalida 2022/1
Confira o Edital n.º 42/2022, referente à nota de corte do exame