Notícias
REVALIDA
Pagamento da taxa de inscrição do Revalida é até 26/1
O participante da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1 tem até a próxima quinta-feira, 26 de janeiro, para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 410. A operação financeira deve ser realizada por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) gerada no Sistema Revalida, em qualquer agência bancária ou casa lotérica, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários e respeitando os horários de compensação.
A primeira etapa do Revalida 2023/1 será aplicada no dia 5 de março, em oito cidades brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Diploma – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última segunda-feira, 23 de janeiro, a análise do diploma dos participantes. Aqueles que tiveram o documento indeferido podem interpor recurso à análise até a próxima sexta-feira, 27 de janeiro, pelo Sistema Revalida, com envio de nova documentação, conforme previsto no edital do exame.
Vale lembrar que, caso o diploma enviado não esteja em conformidade com o edital, o participante não terá sua inscrição confirmada, mesmo que tenha realizado o pagamento da taxa de inscrição.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Assessoria de Comunicação Social do Inep