Notícias
REVALIDA
Pagamento da 2ª etapa do Revalida 2020 é até 9 de junho
O médico que se inscrever para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 tem até o dia 9 de junho para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$3.330,00. A quitação deve ser realizada por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários. Vale ressaltar que esse prazo é apenas para o pagamento da taxa. A inscrição para a segunda etapa do Revalida 2020 encerra-se antes, às 23h59 (horário de Brasília) do dia 4 de junho.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que inscrições cujo pagamento tenha sido efetuado fora do prazo ou por meio de GRU Cobrança gerada fora da Página do Participante não serão confirmadas.
Para fazer a prova da segunda etapa do Revalida 2020, o participante precisa ter sido aprovado na primeira etapa do exame, além de ser brasileiro ou estrangeiro em situação regular no Brasil. Também deve possuir diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente.
Atendimento especializado – Os participantes que necessitarem de atendimento especializado deverão informar as condições que motivam a solicitação, como: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, surdocegueira, deficiência intelectual (mental), dislexia, deficit de atenção, autismo, discalculia, gestante, lactante, idoso, sabatista (pessoa que, por convicção religiosa, guarda o sábado) e/ou pessoa com outra condição específica. Ao participante que solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira é permitido o uso do aparelho auditivo ou implante coclear, desde que indicado na inscrição.
Caso o participante necessite de atendimento devido a acidentes, doenças ou casos fortuitos ocorridos após o período de inscrição, a solicitação deve ser feita por meio da Central de Atendimento, pelo número 0800 616161, em até dez dias antes da aplicação do exame. O Inep analisará a situação e, se houver a disponibilidade para o atendimento, o recurso será disponibilizado.
Doença infectocontagiosa – O participante diagnosticado com alguma doença infectocontagiosa deverá comunicar sua condição, por meio da Página do Participante, até um dia antes da aplicação do exame, para análise do Inep. São doenças infectocontagiosas: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e COVID-19.
Nesse caso, o participante deverá inserir documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento. Serão considerados válidos para análise documentos que constem as seguintes informações: nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
Caso o diagnóstico ocorra no dia da aplicação, o participante deverá, além de comunicar a situação na Página do Participante, entrar em contato com a Central de Atendimento e relatar sua condição, a fim de agilizar a necessária análise do Inep e justificar o não comparecimento ao local de provas.
O resultado da análise da solicitação de atendimento especializado deverá ser consultado na Página do Participante. Vale lembrar que o Inep tem o direito de exigir, a qualquer momento, documentos que atestem a condição que motiva a solicitação de atendimento especializado.
Confira o edital de retificação da 2ª etapa do Revalida 2020
Acesse a versão certificada do edital da 2ª etapa do Revalida 2020
Assessoria de Comunicação Social do Inep