Notícias
REVALIDA
Novo prazo para recursos do Revalida 2021 vai de 25/2 a 1º/3
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou o período de interposição de recurso ao resultado preliminar da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021. Agora, os interessados podem solicitar análise da nota preliminar entre 25 de fevereiro e 1º de março, no Sistema Revalida. A medida foi tomada para que nenhum participante seja prejudicado devido à instabilidade do sistema de visualização dos vídeos e de interposição de recursos da prova de habilidades clínicas, mantido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) — instituição responsável pela aplicação do exame.
Os recursos registrados antes da definição de novo prazo estão válidos e serão avaliados pela banca corretora do exame. Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, o Sistema Revalida está fechado e apresenta mensagem com o novo prazo. Na página, os participantes do Revalida 2021 podem consultar suas notas preliminares e a versão definitiva do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) da segunda etapa do exame. Também estão disponíveis o espelho de desempenho e as filmagens de cada estação de prova. O Inep reforça que a data de divulgação dos resultados finais do exame, prevista para 21 de março, não será alterada.
Instabilidade – O Cebraspe é a empresa responsável pela aplicação do Revalida, o tratamento e a disponibilização das filmagens de prova, bem como pelo recebimento dos recursos ao resultado preliminar do exame. Na tarde da última quarta-feira, 23 de fevereiro, a instituição divulgou comunicado sobre a instabilidade registrada no sistema de visualização dos vídeos e de interposição de recurso. De acordo com o Cebraspe, a inconsistência se dá em razão do número elevado de acessos. A alta gestão do Inep acompanha de perto a situação.
Para não gerar prejuízo aos participantes do exame, o Inep definiu novo cronograma para interposição dos recursos. A retificação do Edital n.º 72, de 22 de novembro de 2021, com a definição do novo prazo para 25 de fevereiro a 1º de março, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 24 de fevereiro. A mudança no prazo de recursos não causará impactos no restante do cronograma.
Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, o Cebraspe retirou o Sistema Revalida do ar para efetuar as correções necessárias. Durante todo o dia, o participante que acessar a página verá uma mensagem com o novo período para interposição de recursos. O Inep reforça que os recursos já registrados no sistema serão considerados válidos e avaliados pela banca corretora do exame.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Confira o comunicado do Cebraspe