Notícias
REVALIDA
Nota de corte da 2ª etapa do Revalida é 66,9 pontos
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará, neste sábado e domingo, 18 e 19 de dezembro, a aplicação da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021. Para serem aprovados na prova de habilidades clínicas, os participantes precisam tirar, no mínimo, 66,9 pontos de um total de 100 (nota máxima). A nota de corte foi divulgada pelo Inep no dia 15 de dezembro, por meio de retificação do Edital n.º 72/2021, publicado no Diário Oficial da União.
Considerando o objetivo do exame de definir com precisão aqueles participantes aptos a atuarem como médicos no Brasil e a necessidade de manutenção da isonomia entre os participantes, vale esclarecer que notas de corte diferentes são adotadas a cada edição, cada uma correspondendo a seu respectivo nível de dificuldade. Assim, edições mais fáceis têm notas de corte mais altas e edições mais difíceis têm notas de corte mais baixas.
O Inep disponibilizou 7.280 vagas para a segunda etapa do exame, distribuídas em 22 cidades brasileiras: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Santa Maria (RS), Teresina (PI) e Uberlândia (MG).
O participante aprovado na segunda etapa do Revalida 2021 poderá seguir com o processo de revalidação do diploma de medicina junto a uma das instituições que assinarem o termo de adesão ao exame. A relação das universidades revalidadoras de diploma será disponibilizada, por meio do Sistema Revalida e do portal do Inep, após a divulgação do resultado final do exame. Caso o médico reprove, será permitido que ele se reinscreva novamente na segunda etapa pelas duas próximas edições do exame.
Prova – A prova de habilidades clínicas é estruturada por um conjunto de dez estações, realizada em dois dias de aplicação. Em cada estação, o participante deverá realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas de exercício profissional: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
A avaliação envolve situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional, bem como os objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida, publicada pela Portaria Inep n.º 540, de 17 de setembro de 2020.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Acesse o edital da 2ª etapa do Revalida 2021
Veja a retificação do Edital nº 72/2021, que trata do cronograma e da nota de corte da 2ª etapa do Revalida 2021