Notícias
REVALIDA
Nota de corte da 2ª etapa do Revalida caiu para 64 pontos
A aplicação da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 ocorrerá nos dias 25 e 26 de junho, em 17 cidades, que cobrem todas as regiões brasileiras. Para serem aprovados na prova de habilidades clínica, os participantes precisam tirar, no mínimo, 64 pontos de um total de 100 (nota máxima). A pontuação mínima caiu 2,9 pontos, comparada com a nota de corte da edição de 2021 da etapa, que foi de 66,9 pontos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a divulgação da nota de corte para esta terça-feira, 24 de maio, por meio do Edital n.º 42/2022, publicado no Diário Oficial da União.
Prova – A prova de habilidades clínicas é estruturada por um conjunto de dez estações, realizada em dois dias de aplicação. Em cada estação, o participante deverá realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas de exercício profissional: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
A avaliação envolve situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional, bem como os objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida, publicada pela Portaria Inep n.º 540, de 17 de setembro de 2020.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.