Notícias
REVALIDA
Médicos de 50 nacionalidades fazem o Revalida domingo (5)
Profissionais de 50 nacionalidades farão a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1, no próximo domingo, 5 de março. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou 10.057 inscrições. Os brasileiros são maioria: 7.295 (72,6%). Cubanos, com 1.347 (13,4%) inscritos, e bolivianos, com 694 (6,9%), vêm em seguida. Completam a lista das cinco cidadanias com maior participação, paraguaios, com 159 médicos (1,5%), e venezuelanos, com 122 (1,2%).
No que diz respeito aos países de formação dos profissionais, a predominância é de instituições da Bolívia (4.145), seguidas por Paraguai (3.024), Cuba (1.559), Argentina (682) e Venezuela (213). Foram registradas, pelo menos, 49 nações de origem dos diplomas. O Inep aplicará a primeira etapa em oito cidades, que contemplam as cinco regiões do País: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Revalida – O exame busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
Composto por duas etapas (teórica e prática), o Revalida aborda, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.
Confira o edital do exame
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida