Notícias
REVALIDA
Lançado Painel de BI do Revalida
Presidente do Inep, Danilo Dupas (ao centro); diretor de Avaliação da Educação Superior (Daes), Álvaro Parisi (à esq.), e o coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior da Daes, Ulysses Tavares Teixeira (à dir.), durante o lançamento da plataforma. Crédito: Reprodução
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou, na última sexta-feira, 27 de maio, o Painel de Business Intelligence (BI) do Revalida. A ferramenta apresenta dados do exame desde a primeira edição, por meio de mapas, gráficos e relatórios interativos, que revelam dados de inscrição, participação e aprovação no exame, além de características relacionadas aos participantes, como país de nacionalidade e nome das instituições de ensino de origem do diploma. A nova plataforma já está disponível no portal do Inep para consulta.
Durante o lançamento do painel, o presidente do Inep, Danilo Dupas, ressaltou que a iniciativa faz parte das ações de fortalecimento da transparência ativa do Instituto, por meio da disponibilização de informações dos exames e avaliações realizados pela Autarquia. “O objetivo do Painel Revalida é servir de base de informações para os nossos stakeholders, gestores de instituições de educação superior, pesquisadores, organizações da sociedade civil e imprensa”, explicou.
Dupas também agradeceu ao ministro da Educação, Victor Godoy, pelo apoio nas ações do Instituto, ao diretor de Avaliação da Educação Superior (Daes), Álvaro Parisi, e a toda a equipe de servidores e colaboradores da diretoria, por aceitar o desafio de desenvolver o Painel Revalida. A ferramenta foi apresentada pelo coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior da Daes, Ulysses Tavares Teixeira, que detalhou todo o funcionamento da plataforma.
Painel – O Painel Revalida integra o Inep Data, conjunto de painéis de BI que facilita o acesso da sociedade às informações produzidas pelo Instituto. A ferramenta consolida dados coletados e resultados obtidos a partir da realização do exame.
Vale lembrar que o Revalida é um exame que avalia o indivíduo, e não instituições de educação superior. Dessa forma, os índices de aprovação mostrados no painel do Revalida oferecem transparência à política pública representada pelo exame, mas não permitem determinar a qualidade do processo formativo de instituições específicas.
O Instituto permite o uso dos dados e a reprodução total ou parcial dos painéis ou dos relatórios extraídos da plataforma, desde que a fonte seja citada. Todos os dados disponibilizados no Painel Revalida estão de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Outras informações, como idade, sexo, quanto tempo de formado em medicina antes de fazer a prova, entre outros dados que não são informados pelo painel, por serem protegidos, podem ser acessadas pelo Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap).
Sedap in loco – Com o intuito de promover e ampliar o acesso de pesquisadores à base de dados produzida e sob guarda do Inep, foram instituídos os núcleos Sedap, possibilitando acesso remoto às informações protegidas. A criação de núcleos do serviço permite o acesso, via convênio, às bases de dados protegidos pela Autarquia, no âmbito das universidades federais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica. A iniciativa diminui os custos logísticos na execução dos projetos de pesquisa, por permitir acesso à base de dados de outros estados, além do Distrito Federal.
Assista à live de lançamento do Painel Revalida