Notícias
REVALIDA
Instituída comissão que elabora provas do Revalida
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) instituiu, nesta quinta-feira, 29 de julho, a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM), responsável pela avaliação e a elaboração de estudos, relatórios e atividades referentes às edições do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), no âmbito do Instituto. A oficialização da CAAFM foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da Portaria n.º 278/2021.
A comissão tem caráter consultivo e exercerá suas atividades até o final dos trabalhos da edição do Revalida a que estiver vinculada, com atuação subordinada à Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep.
Entra as responsabilidades da CAAFM estão a elaboração das diretrizes e matrizes de prova que orientam a construção dos itens que poderão compor o Banco Nacional de Itens (BNI) dos exames de medicina, bem como o planejamento e o acompanhamento do processo de capacitação de elaboradores e revisores técnico-pedagógicos de questões de prova. A comissão também fará a recomendação dos itens aptos a integrar o BNI, além de selecionar e revisar aqueles que irão compor as etapas do exame; elaborar e revisar as estações simuladas para a composição da prova prática (segunda fase); e aprovar o gabarito preliminar dos itens de múltipla escolha, os padrões de respostas dos itens discursivos e os Padrões Esperados de Procedimentos (PEP) das estações da prova de habilidades clínicas.
A comissão é constituída por 13 membros, distribuídos entre as áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, medicina de família e comunidade, ginecologia e obstetrícia. Os profissionais são indicados pelo Inep e ficarão à frente da comissão por, pelo menos, um ano.
Os membros da CAAFM devem manter o sigilo sobre as informações tratadas durante todo o trabalho de elaboração e montagem de provas, além de cumprir a agenda de reuniões programadas. A maioria das reuniões da comissão será realizada de forma presencial, na sede do Inep, devido à natureza das atividades desempenhadas, observando o sigilo das informações.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida subsidia o processo de revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Acesse a portaria que institui a CAAFM
Assessoria de Comunicação Social do Inep