Notícias
REVALIDA
Inscrição para 2ª etapa do Revalida 2022/1 começará às 16h desta sexta (13)
As inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 serão abertas às 16h (horário de Brasília) desta sexta-feira, 13 de maio. Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Revalida, até a próxima terça-feira, 17 de maio. O mesmo prazo vale para as solicitações de atendimento especializado. Já o pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até o dia 20 deste mês. A prova de habilidades clínicas será aplicada nos dias 25 e 26 de junho.
O anúncio antecipado do horário de abertura do sistema visa a garantir a isonomia entre os médicos habilitados a participar, assim como a igualdade de direitos no que diz respeito à escolha pelo local de prova. Isso porque as vagas são limitadas em cada cidade, conforme capacidade de atendimento dos hospitais que serão utilizados na aplicação das provas de habilidades clínicas. Nesse sentido, caso o limite de um determinado posto seja atingido, o sistema desabilitará a opção pelo local. Dessa forma, o interessado deverá optar por outro lugar de preferência, conforme disponibilidade de vagas. As cidades de aplicação, assim como a quantidade de vagas disponíveis, serão informadas ao participante também por meio do sistema do exame, no momento da inscrição.
Como previsto em edital, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) poderá acrescentar, suprimir ou substituir cidades de aplicação, visando à garantia das condições logísticas e de segurança para o exame, considerando também os quantitativos mínimos de participantes inscritos por local. Caso isso ocorra, o participante será realocado para uma cidade próxima que possua a estrutura e os requisitos adequados.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.