Notícias
REVALIDA
Inep aprimora prova de habilidades clínicas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) implementou aprimoramentos na prova de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2. Dentre as medidas, houve uma moderação relativa à anamnese detalhada em algumas estações e maior foco em procedimentos essenciais em outras.
Como efeito dessas mudanças, a prova passou a ter expectativa de acerto maior por parte dos participantes. Nesse contexto, a nota de corte desta edição do exame foi definida em 73,359 (73,3%) dos 100 totais. O Inep divulgou a pontuação, que é a mínima a ser obtida para a aprovação, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 24 de outubro.
- A segunda etapa do Revalida 2023/2 será aplicada nos dias 2 e 3 de dezembro.
A Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM) é a responsável por elaborar e validar pedagogicamente a prova de habilidades clínicas. Já a nota de corte é estabelecida pela Comissão de Avaliação de Itens (CAI), por meio do método Angoff modificado. Estima-se, em múltiplas rodadas de avaliação, a nota média de cada estação tendo como parâmetro o perfil de um médico recém-graduado no Brasil. Além disso, são observados os preceitos de formação adequada com referência nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Habilidades clínicas – A prova é estruturada em um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizam tarefas específicas das áreas determinadas, podendo incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros contextos.
Revalida – O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do SUS.
As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.
Confira o edital da 2ª etapa do Revalida 2023/2
Acesse a publicação sobre a nota de corte no DOU
Assessoria de Comunicação Social do Inep