Notícias
REVALIDA
Inep apresenta Painel Revalida para universidades
Todas as 42 universidades parceiras do Revalida participaram da reunião de apresentação do Painel Revalida. Crédito: Reprodução/ Inep.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou, na última terça-feira, 24 de maio, durante reunião virtual, o Painel de Business Intelligence (BI) do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) para as 42 universidades parceiras do exame. O encontro virtual teve o objetivo de mostrar às instituições revalidadoras, em primeira mão, a interface interativa do painel, que reúne informações do Revalida, desde a edição de 2011 até a atual — 2022/1.
Durante o encontro, o presidente do Inep, Danilo Dupas, ressaltou que a ferramenta faz parte das ações de fortalecimento da transparência ativa do Instituto, por meio da disponibilização de informações do exame no portal da Autarquia. “Essa iniciativa aumenta a transparência nos dados do Revalida e contribui para o uso das informações para pesquisa, políticas públicas, visando alcançar toda a sociedade”, explicou.
O Painel Revalida integra o InepData, conjunto de painéis de BI que facilita o acesso da sociedade às informações produzidas pelo Instituto. Seu objetivo é ser base de informações para gestores de instituições de educação superior, pesquisadores, organizações da sociedade civil e imprensa.
A ferramenta consolida dados coletados e resultados obtidos a partir da realização do Revalida. As informações são apresentadas por meio de mapas, gráficos e relatórios interativos, que apresentam dados de inscrição, participação e aprovação no exame, bem como características relacionadas aos participantes, como país de nacionalidade e nome das instituições de ensino de origem do diploma.
Vale lembrar que o Revalida é um exame que avalia o indivíduo, e não instituições de educação superior. Dessa forma, os índices de aprovação mostrados no painel do Revalida oferecem transparência à política pública representada pelo exame, mas não permitem determinar a qualidade do processo formativo de instituições específicas.
Dupas também lembrou que o Inep instituiu os núcleos do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap in loco), possibilitando acesso remoto às informações protegidas. A criação desses núcleos do serviço permite o acesso, via convênio, às bases de dados protegidos pela Autarquia, no âmbito das universidades federais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica. Na ocasião, o presidente do Inep convidou as instituições interessadas em se conveniar ao Sedap in loco a entrar em contato com o Instituto para conhecer a iniciativa.
O diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Alvaro Parisi, que também estava presente na reunião, pontuou que o Instituto tomou todos os cuidados para que os dados disponibilizados no Painel Revalida estejam de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
O Painel Revalida foi apresentado pelo coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior da Diretoria de Avaliação da Educação Superior, Ulysses Tavares Teixeira, que detalhou todo o funcionamento da plataforma e tirou dúvidas dos participantes sobre o uso do painel.
Lançamento – O lançamento público do Painel Revalida para a sociedade será na próxima sexta-feira, 27 de maio, às 16h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal do Inep no YouTube.