Notícias
REVALIDA
Inep antecipa resultado final do Revalida 2021
O resultado final da prova de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 está disponível para consulta no sistema do exame. O Inep antecipou a divulgação — prevista em edital para a próxima segunda-feira, 21 de março — e publicou as notas definitivas da segunda etapa neste sábado, 19 de março. Juntamente com as pontuações finais, o Instituto disponibilizou os pareceres sobre os recursos interpostos aos resultados preliminares.
A relação final dos aprovados no Revalida 2021 também será publicada no Diário Oficial da União (DOU). No total, 3.840 médicos formados fora do Brasil foram aprovados, o que representa 57,3% dos 6.696 participantes da 2ª etapa do Revalida 2021.
Os participantes aprovados nas duas etapas do exame (teórica e prática) terão até o dia 25 de março para indicar, via Sistema Revalida, a universidade para revalidação do diploma. Após a indicação e o agendamento junto à instituição, será necessário apresentar a documentação exigida nas instruções internas da universidade indicada.
A instituição pode demandar documentos pessoais e acadêmicos, com destaque para a apresentação obrigatória da versão original do diploma de graduação em medicina, expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente. A documentação deve estar autenticada pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.
Os resultados de aprovação nas duas etapas da avaliação serão reconhecidos pelas universidades parceiras como demonstrativos de competências teóricas e práticas compatíveis com as exigências de formação correspondentes aos diplomas de medicina expedidos por universidades brasileiras. Não há necessidade de procedimentos adicionais de análise de equivalência curricular ou de eventual complementação de créditos acadêmicos.
A universidade ainda procederá aos atos de revalidação de diploma dos participantes aprovados, conforme o §2º do art. 48 da Lei n.º 9394/1996 e o art. 2º da Lei n.º 13.959/2019, no prazo máximo de 60 dias a contar do recebimento da documentação completa pelo interessado. A lista das 39 universidades parceiras pode ser acessada no portal do Inep e no Sistema Revalida.
Aplicação — A segunda etapa do Revalida 2021 foi aplicada nos dias 18 e 19 de dezembro. O Inep e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), empresa aplicadora, registraram a presença de 99,5% e 99,3% dos participantes no primeiro e no segundo dia de provas, respectivamente.
A aplicação ocorreu em Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Santa Maria (RS), Teresina (PI) e Uberlândia (MG).
Habilidades clínicas — A prova de habilidades clínicas foi estruturada em um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizaram tarefas específicas das áreas determinadas. Isso poderia incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras. O participante aprovado na primeira etapa do Revalida 2021 e reprovado na segunda poderá se inscrever diretamente nesta pelas duas próximas edições do exame.
Revalida — Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Acesse o edital da 2ª etapa do Revalida 2021
Veja a retificação do Edital nº 72/2021, que trata do cronograma e da nota de corte da 2ª etapa do Revalida 2021