Notícias
REVALIDA
Entenda como é definida a nota de corte do Revalida
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quinta-feira, 3 de novembro, a nota de corte da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2. A definição da nota de corte do exame é determinada por meio do método Angoff modificado, que consiste no julgamento do nível de dificuldade dos itens que compõem a prova, por um grupo de especialistas — nesse caso, professores de cursos de medicina integrantes da Comissão de Avaliação de Itens (CAI).
Método Angoff modificado — No caso da segunda etapa do Revalida, que é formada por um conjunto de 10 estações, cada integrante da CAI estima as notas médias de cada item, que seriam obtidas pelos participantes com o perfil necessário de um médico recém-graduado no Brasil, atendendo aos preceitos de formação adequada, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Após essa primeira estimativa, os itens cujas notas apresentem grandes discrepâncias entre diferentes integrantes da CAI são debatidos e reavaliados, gerando a estimativa final. É a partir desse julgamento final de todos os membros da comissão que a média de cada estação é definida.
Por fim, levando em conta o julgamento de todos os peritos acerca dos itens, a estimativa média determina a pontuação necessária para um participante ser considerado apto, o que gera a nota de corte.
Considerando a necessidade de manutenção da isonomia entre os participantes de diferentes edições do exame, vale esclarecer que notas de corte diferentes são adotadas a cada prova, de forma que todas as edições exijam o mesmo nível de proficiência dos candidatos. Assim, exames compostos por itens mais fáceis têm notas de corte mais altas, e edições compostas por itens mais difíceis possuem notas de corte mais baixas, sendo todas as provas referenciadas na premissa do médico minimamente apto (proficiente) a atuar no Brasil.
Dessa forma, para os participantes da segunda etapa do Revalida 2022/2 — que será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro — serem aprovados, precisam tirar, no mínimo, 66,025 pontos de um total de 100 (nota máxima).
Confira o edital referente à nota de corte da 2ª etapa do Revalida 2022/2