Notícias
REVALIDA
Divulgado resultado preliminar da 2ª etapa do Revalida
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira, 27 de agosto, o resultado preliminar da prova de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020. Os participantes podem conferir o resultado no Sistema Revalida.
Os interessados em interpor recurso ao resultado preliminar podem fazê-lo a partir desta sexta-feira (27), até 31 de agosto, por meio do sistema do exame. Para a análise do resultado, o Inep disponibilizará, somente no Sistema Revalida, o espelho detalhado do resultado preliminar e as filmagens das dez estações da prova de habilidades clínicas. Esse material estará disponível para visualização do participante apenas no período de recurso da prova prática. A disponibilização das filmagens visa, exclusivamente, à interposição de recursos, não sendo permitido fazer download de arquivos nem divulgar as imagens.
Resultado – O resultado final da segunda etapa do Revalida 2020 será divulgado no dia 17 de setembro, no Sistema Revalida, juntamente com as justificativas de deferimento ou indeferimento dos recursos apresentadas pela banca de especialistas do exame.
Aprovação – O participante aprovado na segunda etapa do exame poderá prosseguir com o processo de revalidação do diploma junto a uma das universidades revalidadoras, no período de 17 a 20 de setembro. A lista das instituições está disponível no portal do Inep.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).