Notícias
REVALIDA
Aprovados devem indicar universidade para revalidar diploma
Os aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2 já podem indicar a universidade revalidadora. O procedimento deve ser feito por meio do Sistema Revalida, conforme a disponibilidade de vagas. Dos 1.964 inscritos na prova de habilidades clínicas, 263 atingiram a pontuação mínima necessária para a aprovação no Exame. Após a indicação e o agendamento, será necessário apresentar a documentação exigida pela instituição selecionada pelo participante.
Cabe pontuar que a universidade pode demandar documentos pessoais, além do diploma de graduação original, que é obrigatório. No entanto, a aprovação nas duas etapas do Revalida é reconhecida como demonstrativo das competências teóricas e práticas compatíveis com as exigências de formação das instituições brasileiras. Desse modo, não há necessidade de procedimentos adicionais de análise de equivalência curricular ou de eventual complementação de créditos acadêmicos.
Resultados — O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, na última sexta-feira, 24 de março, as notas definitivas, juntamente com os pareceres dos recursos sobre os resultados preliminares e os espelhos de correção da prova de cada participante.
Habilidades clínicas — O Inep aplicou a segunda etapa do exame, em dezembro de 2022, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luís (MA) e Uberlândia (MG). A prova foi estruturada em um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizaram tarefas específicas das áreas determinadas, podendo incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros contextos.
Painel — É possível consultar as estatísticas relativas ao Revalida por meio do painel de Business Intelligence (BI) do exame, no qual constam dados de todas as edições, por meio de mapas, gráficos e relatórios interativos. A ferramenta traz, entre outras informações, números sobre inscrições, participação e aprovação nas provas. Também apresenta características dos participantes, como país de nacionalidade, além de mostrar os nomes das instituições de ensino de origem dos diplomas. A plataforma integra o Inep Data, conjunto de painéis de BI que facilita o acesso da sociedade às informações produzidas pelo Instituto. Os dados mostrados no painel oferecem transparência à política pública representada pelo Revalida, mas não permitem determinar a qualidade do processo formativo de instituições específicas.
Revalida — O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, composta por prova objetiva e discursiva.
Confira o edital da 1ª etapa do Revalida 2023/1
Confira a lista de universidades parceiras
Assessoria de Comunicação Social do Inep