Notícias
REVALIDA
Confira a nota de corte da 1ª etapa do Revalida 2023/1
A nota de corte da prova teórica do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1 será de 96,635 (64,4%) dos 150 totais possíveis nas provas objetiva e discursiva. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a pontuação, que é a mínima a ser obtida para a aprovação, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 13 de fevereiro. A primeira etapa do Revalida 2023/1 será aplicada no dia 5 de março, em oito cidades: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
A Comissão de Avaliação de Itens (CAI) é a responsável por indicar a quantidade de pontos a ser minimamente atingida. Para isso, o colegiado estabelece o nível de dificuldade de cada uma das questões da prova, por meio do método Angoff modificado. O grupo estima, em múltiplas rodadas de avaliação, a nota média de cada item, tendo como parâmetro o perfil de um médico recém-graduado no Brasil. São observados os preceitos de formação adequada com referência nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ponderações – As pontuações mínimas diferentes entre edições do Revalida são ponderadas pela dificuldade dos itens. Nesse sentido, o nível de proficiência exigido é o mesmo e garante isonomia no tratamento dos participantes de diferentes edições. Assim, as edições cujas provas são compostas por questões mais fáceis têm expectativa de mais acertos e, consequentemente, notas de corte mais altas. Por sua vez, as provas compostas por itens mais difíceis possuem expectativa de menos acertos e notas de corte mais baixas. Todas as provas são referenciadas na premissa do médico minimamente apto para atuar no Brasil.
Revalida – Composto por duas etapas (teórica e prática), o Revalida aborda, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.
O exame busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
Confira o edital da 1ª etapa do Revalida 2023/1