Notícias
Revalida
Comissão assessora do Revalida inicia reuniões de alinhamento e metodologia
Os membros da Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM) do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) já iniciaram as atividades consultivas para elaborar as diretrizes e as matrizes do exame que orientam a construção dos itens os quais poderão compor o Banco Nacional do Itens dos Exames de Medicina. A Portaria n.º 436, que formaliza a CAAFM, foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 13 de julho, e, de acordo com a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o grupo realizou a primeira reunião técnica, por videoconferência, já no dia seguinte. Para garantir a segurança do exame, os trabalhos desenvolvidos pela comissão e o cronograma das atividades são mantidos em sigilo pelo Inep.
Ao todo, dez integrantes compõem a CAAFM. Eles são responsáveis também por elaborar e revisar as estações simuladas para a composição da prova prática na 2ª fase do Revalida; aprovar o gabarito preliminar dos itens de múltipla escolha e os padrões de respostas dos itens discursivos e da prova de habilidades clínicas. A comissão está subordinada à Daes e a previsão é que exerça suas atividades até 30 abril de 2021.
Revalida – É aplicado pelo Inep desde 2011. O exame avalia médicos formados no exterior, com parâmetros e critérios isonômicos, adequados para aferição de equivalência curricular e definição de aptidão para o exercício profissional da medicina no Brasil. Para isso, avalia as habilidades e competências dos participantes segundo as exigências de formação correspondentes aos diplomas de médicos obtidos nas universidades brasileiras. A revalidação do diploma é responsabilidade das instituições de educação superior públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
A equipe técnica do Inep trabalha no cronograma de aplicação do Revalida 2020, que será divulgado em breve. A necessidade de reaplicação para alguns participantes que realizaram a edição do Revalida 2017, em Brasília (DF), levou à divulgação dos resultados apenas em abril de 2019, o que inviabilizou a aplicação do exame em 2018 e 2019.
Confira a portaria que institui a CAAFM
Assessoria de Comunicação Social do Inep