Notícias
REVALIDA
Começam nesta sexta (13) as inscrições da 2ª etapa do Revalida 2022/1
As inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 serão abertas nesta sexta-feira, 13 de maio. Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Revalida, até a próxima terça-feira, 17 de maio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o horário de abertura do sistema de inscrição com antecedência nos seus canais de comunicação. O anúncio visa a garantir a isonomia entre os médicos habilitados a participar do exame, assim como a igualdade de direitos no que diz respeito à escolha pelo local de prova, já que as vagas são limitadas em cada cidade de aplicação.
Os locais de aplicação, assim como a quantidade de vagas disponíveis, serão informados ao participante também por meio do sistema do exame, no momento da inscrição. Se o limite de uma determinada cidade for atingido, o sistema desabilitará a opção pelo local. Dessa forma, o interessado deverá optar por outro lugar de preferência, conforme disponibilidade de vagas.
Como previsto em edital, o Inep poderá acrescentar, suprimir ou substituir cidades de aplicação, visando à garantia das condições logísticas e de segurança para o exame. Caso ocorra, o participante será realocado para uma cidade próxima que possua a estrutura e os requisitos adequados.
Durante o período de inscrição, os interessados também poderão solicitar atendimento especializado. Já o pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até o dia 20 de maio. A prova de habilidades clínicas será aplicada nos dias 25 e 26 de junho.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.