Notícias
REVALIDA
Começa aplicação da 2ª etapa do Revalida 2022/2
Começa, neste sábado, 3 de dezembro, a aplicação da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2. O segundo dia da prova de habilidades clínicas será aplicado domingo (4). Os participantes percorrerão um conjunto de 10 estações, sendo cinco estações realizadas em cada dia de prova, conforme o período indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição.
Os participantes do primeiro período puderam acessar o local de aplicação, às 11h (horário de Brasília), quando os portões foram abertos. A prova será aplicada para esse grupo a partir das 12h, quando os portões do ambiente de prova serão fechados.
Para os participantes que farão o exame no segundo período, os portões de acesso ao local de prova serão abertos às 15h e fechados às 16h.
Documentos – Para realizar o exame, é obrigatória a apresentação da via original de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto no edital da segunda etapa do Revalida 2022/2.
Os participantes que farão a prova de habilidades clínicas em Salvador (BA) deverão apresentar a caderneta de vacinação ou o certificado covid-19, disponível no aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde, conforme o Decreto nº 21.744, de 28 de novembro de 2022. A exigência do comprovante é referente ao recebimento das duas doses da vacina contra covid-19.
Materiais – O participante deve apresentar-se no local de prova portando jaleco e máscara de proteção facial, cobrindo totalmente nariz e boca. Os itens obrigatórios devem ser usados desde a entrada do participante até a sua saída do local de prova. Também será permitido levar máscara reserva para trocar durante a aplicação.
A obrigatoriedade do uso de máscara será dispensada para pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara, conforme previsto na Lei nº 14.019/2020.
Lanche – Levando em consideração a longa durabilidade da aplicação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os participantes da prova de habilidades clínicas levem sua própria alimentação (lanche e garrafa de água), bem como medicamento pessoal, em embalagem transparente, sem rótulo e em quantidade suficiente para a permanência no local do exame.
Revalida – Aplicado desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica; cirurgia geral; pediatria; ginecologia e obstetrícia; e medicina da família e comunidade – saúde coletiva.
A avaliação envolve situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional, e os objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida, publicada pela Portaria Inep nº 540, de 17 de setembro de 2020.
A prova de habilidades clínicas é aplicada em dois dias. No primeiro, o participante percorre um conjunto de cinco estações e, no segundo, realiza as atividades das outras cinco estações, conforme período descrito no Cartão de Confirmação da Inscrição.