Notícias
Revalida
Cartão de confirmação do Revalida 2022/2 disponível
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira, 21 de novembro, o Cartão de Confirmação da Inscrição da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2. O documento está disponível no Sistema Revalida e apresenta, entre outras informações, a data, o horário e o local de aplicação da prova de habilidades clínicas. O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de dezembro.
O documento também informa o número de inscrição; a indicação de atendimentos aprovados e do tratamento pelo nome social, caso tenham sido solicitados; além das orientações relativas ao exame. Embora não seja obrigatório, o Inep orienta que o participante leve o cartão de confirmação no dia da prova.
Login — Para imprimir o documento, basta o participante acessar o Sistema Revalida, e informar sua senha e login único. Caso não lembre a senha, é possível recuperá-la por meio do portal de acesso único do Governo Federal (gov.br).
Prova — A prova de habilidades clínicas é estruturada em um conjunto de dez estações, em que o participante deverá realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas da medicina: clínica médica; cirurgia geral; pediatria; ginecologia e obstetrícia; e medicina da família e comunidade – saúde coletiva.
A avaliação envolve situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional, e os objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida, publicada pela Portaria Inep nº 540, de 17 de setembro de 2020.
A prova de habilidades clínicas é aplicada em dois dias. No primeiro, o participante percorre um conjunto de cinco estações e, no segundo, realiza as atividades das outras cinco estações, conforme período descrito no Cartão de Confirmação da Inscrição.
Revalida – Aplicado desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina.