Notícias
REVALIDA
Aplicação da 2ª etapa do Revalida termina hoje (26)
Neste domingo, 26 de junho, encerra-se a aplicação da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1. Assim como no primeiro dia de prova, realizado no último sábado, 24 de junho, a prova de habilidades clínicas ocorrerá em dois períodos. O acesso aos locais de prova será liberado a partir das 11h (horário de Brasília), para o primeiro turno, e a partir das 15h, para o segundo. As rodadas de aplicação do exame se iniciam após o fechamento dos portões de cada período, previsto para 12h e 16h, respectivamente.
O participante deve se apresentar ao local de prova com a documentação de identificação oficial com foto, válida, conforme previsto em edital, portando jaleco (preferencialmente na cor branca) e utilizando máscara de proteção, cobrindo totalmente nariz e boca. O Inep recomenda que a máscara de proteção seja de uso profissional, no modelo N95 ou PFF2.
O uso de máscara é obrigatório durante toda a permanência do participante no local de prova, exceto para pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara, conforme previsto na Lei n.º 14.019 de 2 de julho de 2020.
O participante pode levar máscara reserva para troca durante a aplicação, bem como alimentação pessoal e medicamento. Somente será permitida garrafa e lanche em embalagem transparente e sem rótulo.
Envelope porta-objetos – Antes de entrar na sala de espera, o participante deve guardar, no envelope porta-objetos, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, desligados, além de outros pertences não permitidos, listados no edital do exame. A Declaração de Comparecimento impressa, caso necessária, também deve ser guardada no envelope, que precisa ser lacrado e identificado, desde a entrada na sala de espera até a saída definitiva do local de provas.
Prova – A prova de habilidades clínicas é composta por um conjunto de dez estações, que devem ser percorridas em dois dias de prova (cinco estações por dia). O participante realizará tarefas específicas voltadas para as cinco grandes áreas do exercício profissional: clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Para serem aprovados na prova de habilidades clínicas, os inscritos precisam tirar, no mínimo, 64 pontos de um total de 100 (nota máxima), conforme dispõe o Edital n.º 42/2022, referente à nota de corte do exame.
A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, as habilidades e as competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional, bem como os objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida, publicada pela Portaria Inep n.º 540, de 17 de setembro de 2020, conforme previsto no edital do exame.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, de diplomas de graduação em medicina expedidos no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.