Notícias
REVALIDA
Inep monitora aplicação do exame em tempo real
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, neste sábado, 18 de dezembro, o primeiro dia de aplicação da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021. Todo o processo de aplicação do exame está sendo monitorado de perto pela Equipe de Tratamento de Incidentes e Riscos (Etir), composta pela alta gestão da Autarquia e por sua equipe técnica.
O presidente do Inep, Danilo Duplas, o chefe de gabinete, Alvaro Parisi, a diretora substituta da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), Helena Albuquerque, e o coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior da Daes, Ulysses Teixeira, monitoram a aplicação da sede do Instituto, em Brasília. Também estão na Autarquia: Fernando Szimanski, diretor da Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE), e Roberto Santos Mendes, coordenador-geral de Sistemas de Informação substituto da DTDIE.
Além deles, estão presentes no Inep a equipe técnica da Daes e a da DTDIE. Representantes do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), empresa aplicadora do exame, mantêm contato constante com a Etir para atualizar, em tempo real, o cumprimento das etapas da prova. A coordenadora-geral do Enade, Ester Pereira Neves de Macedo, acompanha a aplicação na sede do Inep.
Danilo Dupas visitou um local de aplicação em Brasília, às 16h, horário de abertura dos portões do segundo período, para acompanhar de perto a realização do exame. A segunda etapa do Revalida 2021 ocorre em 22 cidades brasileiras: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Santa Maria (RS), Teresina (PI) e Uberlândia (MG).
Horários – A aplicação do exame é dividida em dois grupos, matutino e vespertino. Os portões de acesso aos locais de prova para o grupo 1 foram abertos às 11h e fechados às 12h (horário de Brasília). A aplicação desse grupo ocorreu sem intercorrências significativas. Às 16h, os portões de acesso aos locais de prova do segundo grupo foram abertos e, às 17h, fechados. A partir desse horário, os participantes do primeiro grupo já podem sair do ambiente de prova. O segundo dia do exame ocorrerá neste domingo, 19 de dezembro, e seguirá os mesmos horários.
Prova – A prova de habilidades clínicas é estruturada por um conjunto de dez estações, realizada em dois dias de aplicação. Em cada estação, o participante deverá realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas de exercício profissional: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
A avaliação envolve situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional, bem como os objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida, publicada pela Portaria Inep n.º 540, de 17 de setembro de 2020.
Aprovação – Para ser aprovado na segunda etapa do Revalida 2021, o participante precisa tirar, no mínimo, 66,9 pontos de um total de 100 (nota máxima). O participante aprovado na segunda etapa poderá seguir com o processo de revalidação do diploma de medicina junto a uma das instituições que assinarem o termo de adesão ao exame. A relação das universidades revalidadoras de diploma será disponibilizada, por meio do Sistema Revalida e do portal do Inep, após a divulgação do resultado final do exame. Caso o médico reprove, será permitido que ele se reinscreva novamente na segunda etapa pelas duas próximas edições do exame.
Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Acesse o edital da 2ª etapa do Revalida 2021
Veja a retificação do Edital nº 72/2021, que trata do cronograma e da nota de corte da 2ª etapa do Revalida 2021