Notícias
Notícias
Sistema de consulta facilita acesso a informações educacionais
Um novo sistema de consulta de dados educacionais vai facilitar a obtenção de informações, tanto por parte dos pesquisadores como dos gestores e do público em geral. O EDUDATABRASIL - Sistema de Estatísticas Educacionais oferece um amplo leque de alternativas para a leitura do banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
Com o EDUDATABRASIL o usuário tem acesso às últimas informações levantadas pelo Inep, assim como às de anos anteriores, o que permite a construção de séries históricas. O sistema reúne dados de matrícula, docentes, infra-estrutura e indicadores de eficiência e rendimento educacional de todos os níveis de ensino. As variáveis estão disponíveis com detalhamento até a esfera municipal.
Uma das vantagens do sistema é que o próprio usuário constrói o tipo de informação desejada, ao contrário de formas mais simplificadas de consulta nas quais são apresentadas tabelas prontas. Isso aumenta extraordinariamente as possibilidades de leitura dos dados acumulados pelo Inep ao longo dos anos, propiciando ao interessado acessar, sem intermediação, o tipo de informação mais adequada às suas necessidades, afirma José Marcelino de Rezende Pinto, diretor de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Inep.
A partir do sistema de consulta, pode-se, por exemplo, conseguir dados de matrícula do ensino fundamental, nas redes municipal e estadual, para o período de 1999 a 2002, de um determinado município, estado ou do Brasil. Antes do funcionamento do EDUDATABRASIL este tipo de informação tinha que ser solicitado a uma coordenação do Inep, que realizava a montagem da tabela e a enviava ao interessado.
Com este instrumento que estamos tornando disponível na Internet, a sociedade poderá saber, de forma mais ágil, qual a situação educacional do seu município, do seu estado e do País e, dessa forma, esperamos facilitar a participação das pessoas e de grupos organizados no controle social das políticas implantadas pelo poder público, afirma Otaviano Helene, presidente do Inep.
Assessoria de Imprensa do Inep: telefones: 410-8023 / 8037 / 9563