Notícias
Notícias
Simulador mostra quanto custa manter uma escola de ensino fundamental
Aplicativo, direcionado aos cursos de formação de professores, pode ser acessado na Internet
Um simulador desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) permite que qualquer pessoa calcule o custo por aluno de uma escola que oferece o ensino fundamental. O aplicativo foi concebido de forma a ter um manuseio simples e direciona-se a professores, diretores, pesquisadores e, em especial, a cursos de formação de cursos de licenciatura. O Simulador Custo Aluno está disponível no endereço www.custoaluno.inep.gov.br.
Segundo José Marcelino de Resende Pinto, diretor de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, a finalidade é estimular o debate sobre os custos educacionais no País. O tema ainda é pouco conhecido e de fundamental importância quando se pensa na construção de uma escola pública de qualidade, afirma.
A idéia é que o usuário defina a quantidade de alunos atendidos e, após isso, atribua valores aos principais gastos de uma escola como salário dos professores, dos diretores e do pessoal administrativo. Após o preenchimento de todos os campos, o aplicativo calcula automaticamente o gasto por aluno. Também é apresentada a distribuição, em percentuais, do peso de cada item para a manutenção do estabelecimento de ensino.
Dessa forma, o usuário pode construir uma escola hipotética e ver quanto custa mantê-la. O simulador também pode ser utilizado para o cálculo dos gastos de uma escola em atividade. Neste caso, o interessado deverá colocar os valores praticados para cada item e obter a informação do custo por aluno. O aplicativo, além de ser auto-explicativo, possui um link que permite a comparação dos resultados obtidos com os gastos efetivamente praticados nas escolas públicas.
Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563