Notícias
Notícias
Sétimo Provão será realizado em 627 municípios
Notícias do Provão
Número de participantes cresceu 600% em sete anos. Aplicação do Exame envolveu mais de 40 mil profissionais em 1,3 mil locais de prova
A sétima edição do Provão 2002 será realizada neste domingo, 09, com números recordes. Em relação a 1996, quando foi realizada a primeira avaliação, o número de cursos participantes passou de 616 de três áreas para 5.030 de 24 áreas. A quantidade de estudantes inscritos aumentou de 55.537 para 395.995, um crescimento de 600%. O Exame, este ano, será aplicado em 627 municípios. Há sete anos, houve provas em 243 cidades.
Para realizar a avaliação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) montou uma megaoperação que envolve mais de 40 mil profissionais em 1.337 locais de prova. São 32,7 mil fiscais, 1.881 coordenadores, 122 supervisores, 5.007 técnicos de apoio e 1.333 observadores indicados por entidades representantes de classes profissionais e instituições de ensino superior. Em Brasília, trabalharão 26 pessoas na coordenação central do Provão .
Serão avaliados os cursos que têm alunos concluintes nas áreas de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Física, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química.
Participantes tiraram dúvidas no final de semana
O estudante que ainda tinham dúvidas sobre o local de prova puderam obter informações no final de semana de realização das provas. O Serviço Fala, Brasil! do Ministério da Educação, pelo telefone 0800 616161, esteve de plantão no sábado, das 13h às 17h e, no domingo, das 8h30 às 13h30. O participante também pode obter informações pela página do Inep na Internet.
A falta do Cartão de Informação do Graduando não foi empecilho para que os estudantes fizessem a prova. Os participantes que não receberam o cartão, por razões de endereço domiciliar errado, precisaram somente se informar sobre o seu local de prova e comparecer no dia do Exame, com um documento de identidade com foto.
Informações gerais:
Horário da prova - Das 13h às 17h (horário de Brasília).
Permanência na sala de prova - O participante só poderá deixar o local do exame a partir das 14h30.
O que é preciso levar - Folha de respostas do questionário-pesquisa devidamente preenchida, Cartão de Informação do Graduando (CIG), documento de identidade, caneta esferográfica preta, lápis grafite nº 2 e borracha.
O que é permitido - Somente para os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Farmácia, Matemática, Medicina Veterinária será permitido o uso de calculadora científica.
Para os graduandos de Direito será permitida a consulta da legislação e de literatura impressa. Mas, para esse caso, não será autorizado o empréstimo de material durante a prova.
Questionário-pesquisa - Todo participante deve responder ao questionário-pesquisa que foi enviado junto com o cartão de inscrição. A ficha de respostas do questionário deverá ser entregue, preenchida, no dia do Exame ao fiscal responsável pela sala de prova.
Correções cadastrais - As eventuais correções nos dados cadastrais do participante devem ser feitas em formulário apropriado, recebido junto com o questionário-pesquisa e o CIG. Após preenchido, o formulário deve ser entregue ao fiscal no dia do Exame. Os que não receberem o formulário poderão solicitá-lo no dia do Exame.
O que é avaliado - O Exame avalia os cursos de graduação por meio da aferição de competências e conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do curso.
Obrigatoriedade - A participação no Provão é obrigatória por lei para que o estudante obtenha o seu diploma.
Recebimento das notas - O graduando deve assinalar na ficha de respostas do questionário-pesquisa do Provão se deseja receber o boletim com o seu resultado individual. O boletim, que será enviado em dezembro, traz o desempenho individual do graduando, que é sigiloso, comparado com a média nacional, da região, do estado e da instituição. Ele será enviado para o endereço do aluno.
Resultados - Além do boletim do participante, o Inep produz dois relatórios com os resultados do Provão. O relatório-síntese, que é divulgado para a sociedade, e o relatório do curso, enviado a todas as instituições de ensino que participam da avaliação.