Notícias
Notícias
Seminário internacional discute a qualidade dos sistemas de avaliação da Educação Superior
Instituições que tratam de avaliação da Educação Superior do Brasil e da Espanha reuniram-se nos dias 24 e 25 de novembro no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) para debater os sistemas de avaliação da Educação Superior. A Oficina de Cooperação Interinstitucional foi promovida pelo Inep/MEC e pela Agência Nacional de Avaliação e Qualidade (Aneca), órgão de avaliação da educação superior da Espanha. Participaram do evento, além dos sete membros da comitiva da Aneca, técnicos do Inep, representantes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Na oportunidade foi assinado um termo de cooperação entre Inep e Aneca no qual as instituições se comprometem a intercambiar livros e publicações, a promover seminários e reuniões sobre o tema, e promover o intercâmbio sobre os sistemas de gestão. Foram apresentados, ainda, os sistemas de avaliação dos dois países. Das iniciativas brasileiras a diretoria de estatística e avaliação da educação superior (DEAES/Inep) expôs o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) criado em 2004 para avaliar cursos de graduação, instituições e estudantes e a Capes, o Sistema de Avaliação da Pós-graduação, que abrange mestrado e doutorado. O objetivo é trocar experiências e construir uma proposta de colaboração entre as instituições e debater políticas públicas educacionais comprometidas com a melhoria da qualidade dos sistemas.
Esta parceria entre o Brasil e a Espanha vai permitir para afirmação de valores acadêmicos e técnico-científicos, facilitando a mobilidade de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação entre os dois países.
Para o diretor de estatística e avaliação da educação superior, Dilvo Ristoff, o encontro proporciona, ainda, a troca de informações entre as duas experiências de avaliação. "O intercâmbio abre oportunidades importantes para a realização de projetos conjuntos na área de capacitação de avaliadores, de aperfeiçoamento de métodos e técnicas de avaliação, de gestão de sistemas de informação sobre instituições e cursos, permitindo um maior conhecimento mútuo dos dois sistemas e das IES avaliadas pelos Institutos e credenciadas pelos respectivos governos".Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 2104-8023 / 8037 / 9563