Notícias
Notícias
Redes de ensino se reúnem para encontro de capacitação da Provinha Brasil
A Provinha Brasil é o tema central do segundo encontro de capacitação para o exame que acontece nos dias 15 e 16 de maio no Hotel Nacional, em Brasília. Representantes de capitais e estados e mais de 150 grandes municípios do país participam do evento, organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em parceria com a Secretaria de Educação Básica (Seb/Mec). Na ocasião, serão tiradas as dúvidas dos presentes sobre a Provinha, como aplicá-la e o que fazer com os resultados.
Na semana passada, foi a vez de representantes de secretarias estaduais e Undimes (União dos Dirigentes Municipais de Educação) se reunirem para esclarecerem pontos sobre a prova. "A recepção por parte de todos foi bem positiva", conta Amaury Gremaud, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep. O diretor explica que a decisão de quando aplicar a Provinha Brasil fica a critério de cada rede. "O Inep só fornece o material, a aplicação da prova é livre", completa. A rede de ensino de Belo Horizonte aplicou o exame nessa quarta-feira, 14, e São Paulo também já testou seus alunos.
A Provinha Brasil é uma iniciativa do governo federal que consiste em um instrumento de aferição do processo de alfabetização que será implantado nos estados, municípios e no Distrito Federal, por adesão voluntária das redes. Na página da Internet, os gestores encontrarão todas as informações necessárias para a realização da Provinha.
Um dos objetivos da aplicação do teste é identificar precocemente possíveis deficiências da criança na fase de alfabetização, para que ela não chegue às séries mais avançadas sem a consolidação de habilidades básicas em leitura e escrita. A prova deverá ser feita por alunos com um ano de escolarização do Ensino Fundamental.
Em 2008, a Provinha Brasil será aplicada pela primeira vez. Com os resultados, o MEC vai poder ajudar as redes de ensino a corrigir possíveis distorções na alfabetização e preveni-las de diagnósticos tardios sobre dificuldades de aprendizagem.
Confira abaixo a programação do evento:
Programação 15 de maio
13h às 14h - Credenciamento
14h às 14h30 - Abertura (Seb/Inep) Provinha Brasil - antecedentes, apresentação do Kit, situação atual municípios que já aplicaram, receberam o material impresso etc.
15h às 15h30 - Provinha Brasil - formas de aplicação, conformação da avaliação (externa/interna); dados que podem ser agregados à pesquisa (ex.: fatores associados, controles das idades e da trajetória escolar das crianças etc.); critérios para assegurar a validade, fidedignidade e utilidade dos dados.(Inep)
15h30 às 16h - Espaços para questionamentos
16h às 16h30 - Intervalo
16h30 às 17h - Correção das questões de múltipla escolha; agregado de dados para análises.
17h30 às 18h30 - Espaços para questionamentos (Inep)
Programação 16 de maio
8h30 às 9h - Após a aplicação da Provinha Brasil, o que fazer com os resultados/ a análise dos resultados pode orientar buscas de alternativas/intervenções que melhorem as práticas pedagógicas? (Ceale)
9h às 9h30 - É possível replanejar as ações pedagógicas em função dos dados da Provinha Brasil? (Ceale)
9h30 às 10h - Espaços para questionamentos
10h às 10h15 - Intervalo
10h15 às 12h - É possível contar com outras ações do governo em continuidade a esse trabalho? (SEB)
a) Formação: Pró-Letramento - Rede Nacional de Formação (Seb/DFM);
b) Materiais: PNLD - PNBE - Acervos Pedagógicos Complementares (Seb/DFM);
c) Currículo: Orientações sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos (Seb/DCOCEB);
Indagações sobre Currículo e a Organização do Processo Educativo em Cinco Eixos (Seb/DCOCEB);
12h às 13h - Espaços para questionamentos
13h às 14h - Almoço
14h às 15h - Considerações Finais
15h às 16h - Encerramento.
Assessoria de Imprensa do Inep