Notícias
Notícias
Prolibras recebe a inscrição de 3.824 candidatos
No total, 3.824 candidatos de 27 cidades se inscreveram para a próxima edição do Exame Nacional para Certificação na Libras (Prolibras). O exame certificará pessoas surdas fluentes em Língua Brasileira de Sinais – Libras - interessadas em ser professores e instrutores da Libras nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia e pessoas ouvintes, que sejam fluentes na tradução e interpretação da linguagem. As provas serão realizadas nos dias 28 e 30 de setembro.
Campinas foi a cidade com o maior número de inscritos, 675, seguida pela cidade do Rio de Janeiro, onde se inscreveram 400 candidatos. Confira aqui a tabela completa de inscritos por cidade.
O Prolibras é um programa promovido pelo Inep e desenvolvido por Instituições de Ensino Superior (IES). A prova é composta por duas partes: a objetiva e a prática. A parte objetiva, que ocorrerá no dia 28 de setembro, terá 20 questões relativas à compreensão da Libras e duração de duas horas, com início às 15 horas (horário de Brasília). Os aprovados na primeira etapa com pontuação igual ou superior a 12 pontos (em uma escala até 20 pontos) estarão habilitados a participar da segunda etapa. A parte prática, que será aplicada no dia 30 de setembro, terá duração de 15 minutos para cada participante, com início às 14 horas, horário de Brasília.
Os locais para a aplicação da prova estarão disponíveis a partir do dia 19 de setembro nos sites www.prolibras.ufsc.br e www.coperve.ufsc.br.
O exame nacional será realizado em IES públicas nas seguintes cidades: Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luis, Belém, Macapá, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Cuiabá e Campo Grande.
Os certificados obtidos pelo Prolibras poderão ser aceitos por IES ou instituições de educação básica, como títulos que comprovam a competência no uso e no ensino da Libras ou na tradução e interpretação da língua.
Os participantes serão avaliados sob dois aspectos: a competência lingüística, que é a fluência em Libras, e a competência metodológica para o ensino da língua. No caso da aprovação, o candidato receberá seu certificado via Correios, a partir da data a ser divulgada juntamente com os resultados da segunda etapa.
Assessoria de Imprensa do Inep