Notícias
Notícias
Projetos deverão ser enviados até 1º de setembro
O programa Observatório da Educação, uma parceira entre Inep e Capes, está recebendo propostas de estudos e pesquisas até às 18h do dia 1º de setembro. As propostas deverão ser feitas por instituições de educação superior que mantenham programas de pós-graduação stricto sensu com conceito maior ou igual a 3 (três). As propostas deverão ser enviadas pela Internet – para o endereço eletrônico observatorio2010@capes.gov.br.
As propostas deverão ser submetidas à Capes pelo dirigente máximo da Instituição ou seu representante legal e pelo professor coordenador do núcleo local ou em rede e enviadas por meio eletrônico até às 18 horas (horário de Brasília), do dia 18/08/2010 para observatorio2010@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Serão apoiados projetos de estudos e pesquisas propostos por grupos de pesquisa organizados em núcleos locais – em uma única instituição – ou em rede – que envolva pelo menos três instituições. Os projetos e pesquisas deverão utilizar as bases de dados existentes no INEP. A edição atual do Observatório da Educação tem interesse especial nos estudos e pesquisas sobre os processos de alfabetização e de domínio da língua portuguesa e da matemática.
Fator determinante para escolha dessa prioridade foi a constatação de que o tema não foi suficientemente explorado nos editais anteriores, bem como em outros programas de fomento desenvolvidos pela Capes, embora os indicadores mostrem a baixa qualidade da educação básica no Brasil e as análises apontem para o processo de alfabetização como uma etapa crucial para o bom desempenho escolar de crianças, jovens e adultos.
Inep e Capes têm a expectativa de que o lançamento deste edital represente, também, um incentivo para que as Instituições de Ensino Superior renovem seus cursos de licenciatura e organizem programas de mestrado – acadêmico e profissional - e de doutorado, contemplando os temas da alfabetização e do domínio da língua portuguesa e dos fundamentos da matemática.
O objetivo geral desse edital é fomentar a produção acadêmica e a formação de recursos humanos em educação em nível de mestrado e doutorado. Os objetivos específicos são, entre outros, estimular o fortalecimento e a ampliação de programas de pós-graduação e de redes de pesquisa no País que tenham a educação como eixo de investigação; fortalecer o diálogo entre a comunidade acadêmica, os gestores e os diversos atores envolvidos no processo educacional; estimular a utilização de dados estatísticos educacionais produzidos pelo INEP; divulgar a produção e os resultados encontrados, compartilhando conhecimento e boas práticas e integrando a pesquisa à dinâmica da Universidade e dos sistemas públicos de educação básica.
Os valores máximos de financiamento são R$ 205.600,00 (duzentos e cinco mil e seiscentos reais), por ano para projeto em núcleo local e 616.800,00 (seiscentos e dezesseis mil e oitocentos reais), por projeto realizado por núcleos em rede.
Assessoria de Imprensa do Inep/ MEC