Notícias
Notícias
Programa Ines retoma atividades em março
Criado com o objetivo de aprimorar os sistemas de coleta de dados dos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômica (OCDE), o Projeto de Indicadores de Sistemas Educacionais (Ines) irá retomar suas atividades este ano a partir do mês de março.
Embora não pertença à OCDE, o Brasil integra o projeto Ines desde 2006, juntamente com outros países associados. A presença brasileira no programa é de responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
A finalidade principal do Ines é produzir indicadores educacionais - internacionalmente confiáveis - por meio do cruzamento de diferentes dados, como número de alunos versus número de habitantes e número de alunos versus evasão escolar.
Os indicadores produzidos pelo Ines também são utilizados pelos países que integram o programa para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas nacionais. A partir do trabalho desenvolvido no Ines, foram criadas pesquisas e programas de abrangência internacional, como por exemplo a Talis (Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem) e o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos).
A próxima reunião do Ines está marcada para os dias 10 e 11 de março na França. Neste encontro será debatida a proposta de trabalho do Ines para 2009 e 2010. Também haverá discussão sobre os indicadores da coleta de dados de 2007, para posterior publicação no Education at a Glance (Panorama da Educação) de 2008, principal publicação anual do Ines. O grupo pretende, ainda, rever a atual estrutura do Ines e estabelecer o papel, funcionamento e financiamento de suas sub-estruturas. O Brasil estará representado neste encontro pelas técnicas do Inep Carmilva Souza Flores e Ana Carolina Silva Cirotto.
Assessoria de Imprensa do Inep